sábado, 13 de junho de 2009

Risi e Bisi (De Vêneto para Você)




Tipica cozinha de Vêneto,a sopa Risi e Bisi (tradicional sopa de arroz e ervilhas frescas)é preparada de diversas maneiras.

Para você,a mais Italiana,das receitas:

Tempo de preparo 25 minutos
Rendimento para 4 pessoas

Ingredientes:

200g de arroz vialone nano
1k de ervilhas em fava
50g de bacon fresco
40g de salsa
1,2 litro de caldo de carne
1 talo de cebolinha
60g de queijo parmesão ralado
40g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
sal
pimenta do reino preta

Modo de preparo:

Lave,seque e pique fininho a salsa,limpe a cebolinha e corte-a em fatias finas,corte o bacon em cubinhos.Retire as ervilhas da fava,lave-as e escorra-as bem.

Leve o caldo de carne ao fogo.Numa panela,derreta 20g da manteiga e 2 colheres de sopa de azeite e, em fogo baixo,refogue junto a salsa,a cebolinha,o bacon e as ervilhas.

Deixe cozinhar por alguns minutos,acrescentando 1 concha de caldo de carne.Despeje o caldo restante e deixe ferver.Adicione o arroz e cozinhe-o por entre 15 e 18 minutos.Ajuste o sal a gosto.

Apague o fogo,junte a manteiga restante e o queijo ralado e deixe repousar,com a panela tampada,por 3 minutos.Retire a tampa, tempere com pimenta moída na hora.

Dicas: Deve se servir bem quente em pratinhos para sopa pequenos e delicados, pois trata-se de uma Sopinha a base de arroz simpática, tradicional e elegante.


Sugestão do vinho: Esta sopa clássica pode ser acopanhado por um branco seco de colheita tardia ou ainda o Chardonnay levemente envelhecido (Ou um desda categoria, de sua preferencia)

Mama Mia, que sopinha Maravilhosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário