sábado, 20 de junho de 2009

Arroz com Funghi na Folha Verde,camarões e azeitonas



Rendimento: 04 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:

2 xícaras (chá)de arroz branco
4 xícaras (chá) de água fria
8 dentes de alho(médios)esmagados
1 copo (180 ml) de azeite extra virgem
1 colher (sopa)de sal
1 cálice de bom conhaque
8 folhas firmes(novas)de chicória
16 azeitonas grandes
1 xícara(chá) de cogumelos funghi secos,fatiados e picados
4 folhinhas de salsa(para decorar)e talinhos de cebolinha(+ ou - 5 cm de comprimento)
400 gramas de camarões pequenos sem casca e sem cabeça
1/2 xícara(chá)de azeite de dendê
1/2 colher(café)de coentro em pó

Modo de preparo:

Fazer o arroz normalmente,apenas saborizando-o com o conhaque durante o refogado,enquanto o cozimento do mesmo,colocar os cogumelos funghi numa vasilha com água morna,para hidratar e eliminar o excesso de coloração(bastam 10 minutos de molho na água).Faltando 8 minutos para o arroz ficar pronto,juntar os cogumelos,misturá-los ao arroz e terminar o cozimento,reservar com a panela tampada totalmente.
Em uma frigideira grande,fritar os camarões em azeite virgem,azeite de dendê,alho,coentro e sal a gosto.Uma vez bem lavadas as folhas de chicória,salsinha e cebolinha,é a hora de montar o prato:Acomode a folha de chicória num prato de jantar(25 cm)sobre a metade de seu comprimento,acomode o arroz(que deve estar quente),ao lado do arroz coloque os camarões fritos(ao ponto),distribua as azeitonas(a seu gosto),decore com sua arte,usando folhinhas de salsa e talinhos de cebolinha.

Dica:

As folhas verdes podem ser substituídas por outras de sua preferência(porém tenras e com sentido amargo,nunca adocicado)para realçar o sabor dos frutos do mar.
Se for utilizar camarões congelados,descongele-os lentamente e seque-os antes de fritá-los(preservando desta maneira a qualidade,o sabor e a aparência).

Sugestão de vinho:

Recomendo um bom vinho branco,seco fino,extraído de uma boa colheita,assim como o Chateau Duvalier,ou outro de sua escolha,mas da mesma categoria.

Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário