Sugestão do Chef para o dia de Domingo
Rendimentos 6 pessoas:
Ingredientes:
1 Kg de contrafilé da costela
30 g de bacon fresco
20 g de manteiga
1 talo de salsão
1 cenoura
1 maço pequeno de salsa
sálvia
alecrim
4 colheres de sopa de azeite de oliva
extravirgem
1 taça de vinho branco seco
sal
pimenta-do-reino preta
Modo de Preparo:
Tempere 20g de bacon fresco com sal e pimenta e corte-o em tiras finas (para facilitar a operação, basta aquecer a lâminada faca). Lardeie a carne ( envolva a carne com tiras fininhas do bacon temperado) e amarre-a, prendendo algumas folhas de sálvia por baixo do barbante.
Lave a cenoura e o salsão e corte-os em cubinhos.Lave e pique a salsa ( reservando algumas folhas para a decoração) e o alegrim. Pique o bacon restante. Coloque tudo numa panela com azeite e a manteiga e aqueça para refogar. Junte a carne, tempere com sal e pimenta, acrescente o vinho e deixe evaporar em fogo alto.
Cubra a carne com água, tampe a panela e cozinhe por 2 horas e meia, virando a carne de vez em quando e adicionando um pouco de água se o molho secar demais.
Retire a carne da panela e descarte o barbante.Disponha a carne sobre o prato de servir e corte-a em fatias, servindo em seguida regada pelo molho resultante do cozimento.
Dica: Fica ótimo servido com arroz branco.
O vinho: Sirva esse prato acompanhado de um tinto de uva Merlot, perfumado e de bom corpo da serra Gaúcha, ou um similar de sua preferência.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
Nhoque de Domingo
Ingredientes:
1,2 kg de batatas cozidas e espremidas
700 gramas a 1 kilo de trigo
1 litro de leite
250 gramas de margarina
1 chávena de queijo ralado
1 tablete de caldo de galinha
sal a gosto
Modo de preparo:
Ferva o leite juntamente com a margarina e o caldo de galinha, quando este levantar fervura, acrescente a batata cozida e espremida, acerte o sal, quando voltar a ferver novamente,acrescente aos poucos a farinha de trigo e mexa sem parar verificando o ponto como se fosse uma massa de cozinha não muito dura, cozinhe até desprender do fundo da panela.
Retire da panela para uma superfície lisa e coloque um pano úmido por cima até esfriar, depois de frio sove pequenas porções e enrole formando pavios, corte os nhoques e disponha em travessa refratária com molho de sua preferência e bom apetite.
Dicas: pode ser servido acompanhado de torinhas de palmito e batata palha.
Sugestão de vinhos: Este prato, tradicional da Sicília, sul da Itália,
é acompanhado tradicionalmente de vinhos dessa região, em especial o rústico Nero d´Avola, que pode ser substituído por qualquer tinto encorpado e intenso.
domingo, 17 de maio de 2009
Dicas de uma Escolha
Sempre me perguntam, Chef Lettiere, como escolher um bom e macio palmito em
conserva?
Olha só, existem varias formas de tentar identificar um bom palmito em conserva
mas, a que tenho obervado dar mais certo é a de compra em locais idôneos, verificar sempre a data de validade, quanto a maciez, observe se os pedaços de palmito estão branquinhos e flutuando na salmoura da conserva que deve ser sempre
bem cristalina.
NB: "O Ilegal não é Legal"
Assinar:
Postagens (Atom)