sábado, 18 de maio de 2013

DIA A DIA SEM PRECONCEITOS


Óia moço, inda otro dia mi apreguntaro si eu, cuma bão cuzinhero qui sô, num ficava discunfurtave cum tanta nuvidadi da vida muderna pareceno feita para modi tentá tomá nossu lugá nus apreparo dus limentos. Cunfessu qui di cara tar pregunta mi dexô mei encafifado, pedi uma raspinha di tempo pra modi assuntá em riba du tema e arrespondê sem trupicância. Apois, antonce, miditei demais im riba du assunto i finarmente mi sinto com toridade pra dizê que, dispois di tantos i tantos anos di amô i didicaçan ao Pé di Fogan, já vi i vevi tantas mudança im nossu ofice qui inté já perdi as conta di quantas foru. Pru ixempro quandu tudo cumeçô ni minha vida foi num cantu da cuzinha di minha sardosa Vó... Eu piquenininhu inda qui era, ficavu ali sentadinhu im uma caderinha di madera, adebruçado im uma mesa tambeim di madera, só di zóio ni minha vó apressada im fazê di armoçá pru pessoá qui ia chegá lá du roçado chei das fome... Anssim era nossu dia a dia nu interiô. Num dessis dias di rutina, minha Vó arresovera fazê argu novu pru pessoá cumê i pur causo da sua indeia si viu atrasada pra modi aprontá a cumida. Di repenti ela oiô pra mim e falô: "Molequi, num fica aí só mi oiando, hoji ocê vai catá u fejan pra sua Vó, tô trasada." Foi uma festa pra mim, cum a distreza di mulequi, num pique catei cum caprichu a pilha di fejan da mesa. Vó, gradecida, cum sorrisu maroto no seu rostinho carinhosu, pediu: "Pru fravô, lava as foia di arface e corve pra mim." Animadu i mi sitino importante, lavei tudinhu cum maió carinhu. Infim Vó cunsiguiu terminá um dilicioso armoço surpresa prus trabaiadô qui vinha cheganu i já foru lavanu as cara i a mão na gamela di madera, cheia di água. Du ladu du poderosu fogan di lenha qui aquecia a panela di barro cum dilicias apreparadas pela minha didicada Vó, ilogius num fartaru pras cumida. I adespois da cumilança i dicanso du armoço todus partiru di vorta pra lida na fazenda, meus pais deru um bejo i abraçu ni mim e ni minha Vó tambeim i vortaru pru roçado. Minha Avó orgulhosa oiou in meus óios i falô: "Sem ocê, sua Vó num tinha cunsiguidu aprontá tudo a tempu. Vô ti insiná todus us truques di cuzinha e ti dar todas receitas qui tenho. Ocê é isperto ni lida cum alimentu, tenhu certeza qui á di sê feliz i vitorioso. Pois é, muito tempo já se passou, os mais diversos momentos foram vividos por mim... Alguns felizes, outros nem tanto, mudanças de endereços e de vida, estudos, cursos de especialização, experiências impagáveis e também experiências traumatizantes, críticas(críticas positivas ou destrutivas, sempre as usei para minha evolução), sempre procuro me adequar ao desenvolvimento tecnológico e necessidades atuais que se apresentam numa velocidaade estonteante. Os equipamentos e os utensílios de cozinha também evoluem e se mostram cada dia mais tecnológicos, e, neste turbilhão de novidades, nós Cozinheiros, nos tornamos Chefes de Cozinha, em certos casos Fogão virou Cooler, e em alguns outros casos cozinhar sem atrasos se tornou Fast Food. Enfim, sem mágoas ou preconceitos posso afirmar que em momento algum me senti ou sinto desconfortável com tais evoluções. Nóis só num podi abri mão di nossus princípio só pra dizê qui nóis é muderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário